Nível de Conforto Térmico para Aves, Durante a Espera no Abate em Função da Localização dos Caminhões Transportadores
I.J.O . SILVA 1; D. LAGATTA1 *; D. S. PEDROSO1; J.T.R. VENERO 1 ; S.M.S. PIEDADE 2 ; I. A . NÄÄS 3
Site Mundo Avícola
1. Departamento de Engenharia Rural - ESALQ/USP - Piracicaba - SP - Brasil
2. Departamento de Matemática e estatística - ESALQ/USP - Piracicaba - SP - Brasil
3. Departamento de Construções Rurais - FEAGRI/UNICAMP - Campinas - SP - Brasil.
INTRODUÇÃO
Existem uma série de problemas com o bem estar dos frangos de corte, associados ao manejo pré - abate e transporte, como: ferimentos, carcaças, estresse fisiológico, altos índices de mortalidade, Nico e Scott (b). Mesmo durante o transporte, além das condições ambientais externas (macroclima) e internas das caixas (microclima), somam-se os efeitos da densidade por caixa, influenciando os altos índices de mortalidade nesta fase, Scholtyssek e Ehinger (c). Além desses fatores, sabe-se que o tempo de espera para o abate varia de acordo com a capacidade do abatedouro, o que , por sua vez, poderá aumentar ou reduzir o tempo de espera e consequentemente, o tempo de exposição ao estresse Mesmo sabendo-se, que durante o transporte as aves são estressadas, será no abatedouro que esses reflexos serão observados. Portanto,ambiente no qual os caminhões transportadores ficam estacionados durante o período de espera, para a descarga, passa a ter uma importante função, na redução dos efeitos ambientais, sobre as exigências termoneutras das aves, Bayliss e Hinton (a). Diante do exposto esse experimento teve como objetivo analisar as condições de conforto em ambientes de espera pré abate, interagindo com o tempo de espera, e seus reflexos na mortalidade do lote.
Material e Métodos
Experimento foi realizado em um abatedouro comercial, durante o verão de 1997. Durante todo o processo, desde o carregamento dos caminhões na granja, até o momento do abate, foram registrados os dados experimentais. Dentre eles, densidade das aves por caixa, temperatura de globo negro, temperatura bulbo seco e úmido, velocidade do vento, tempo de carregamento, transporte, espera, até a descarga definitiva para abate. O período de coleta de dados na maioria das vezes foi das 19:00hs (ínicio da carga) até as 14:00hs (abate), totalizando em média 19:00hs de duração entre a carga e o abate. A coleta de dados repetiu durante 10 dias alternados. Na avaliação estatística dos dados, adotou-se uma correlação entre os fatores, associando tempo de espera, localização dos caminhões, densidade de aves/caixa adotando como variável resposta a mortalidade do lote. O estudo foi realizado para os dias de maior desconforto e também os mais confortantes, utilizando os valores de entalpia para a seleção dessas condições de acordo com a zona de termoneutralidade das aves.
Resultados e Discussão:
Os resultados mostraram que houve diferença siginificativa entre a densidade de aves por caixa durante o transporte, quando associados com a mortalidade dos lotes, e da idades das aves, quando submetidas a tempos de espera diferenciados para o abate.
Figura 01. Variação dos valores de mortalidade e do tempo de espera, em três diferentes ambientes, onde os caminhões transportadores aguardam a descarga para o abate.
Com relação a densidade de aves por caixa durante o transporte das granjas para o abatedouro, verificou-se que houve diferença significativa quando correlacionado com a mortalidade das aves. Essa variação com relação a densidade foi observado em função da idade das aves, o que pode ser observado na tabela abaixo.
Os reflexos das variáveis ambientais na localização dos ambientes de espera pode ser observado na figura 02. Obtém-se o comportamento do índice de carga térmica de radiação durante o período de noturno.
Bibliografia:
BAYLISS, P.ª; HINTON, M.H. Transportation of broilers with special reference to mortality rates. Applied Animal Behaviour Science, 28(1-2):93-118,1990. - (a)
NICO, C.J.; SCOTT, G.B. Pre-slaughter handling and transport of broiler chickens. Applied Animal Behaviour Science, 28(1-2):57-73, 1990. - (b)
SCHOLTYSSEK, S.; EHINGER, F. Effects of transportation on broilers and brolier carcasses. Translation AFRC Institute of Engineering Research, n°24. 18pp. 1991. - ©